domingo, 31 de janeiro de 2016

Antigas Grandes embarcações

Mesmo com tantos estudos da pré-história e que os dados coletados indiquem que há 650.000 anos já existiam homens sobre a terra, os primeiros documentos históricos descrevem que as primeiras embarcações eram de pedras acinzeladas que datam apenas de 3 a 4 mil anos!             Supõe-se que os homens da mais remota pré-históriainventaram primeiro a jangada, ligando paralelamente troncos de árvores e, mais tarde,tiveram a ideia de escavar troncos mais grossos, criando as pirogas. Por faltas de provas, nada pode-se afirmar ...
De acordo com a bíblia, a arca construída por Noé para preservar-se do dilúvio, era uma espécie de grande pontão sem velas nem remo com uma enorme capacidade de carga, o que possibilitava o abrigo para cada par de espécies de animais. Na realidade, contudo, sabe-se pouco à   respeito. Os primeiros barcos sobre quais dispõe-se de algum conhecimento são os dos Assírios, e dos Egípcios, que viviam há 4000 anos nas costas do mar mediterrâneo. Graças a esculturas antigas encontradas na Mesopotâmia foi-se possível reconstruir as galerias Assírias.
Eram armadasde um esporão na proa para perfurar o casco dos barcos inimigos. Conhecemos melhor as embarcações utilizadas pelos egípcios há 4000 anos. Nos túmulos de seus reis, os faraós, foram encontrados modelos de barcos que então navegavam no Nilo e podiam mesmo enfrentar a imensidão do mar. Algumas galerias reais eram bastante largas, medindo 22 metros de comprimento. Um forte cordame, estendido da proa á popa, concedia a rigidez necessária ao casco. Quando o vento era favorável, içavam uma grande vela redonda.
Dois remos enormes, um de cada bordo, serviam de leme. Á proa e á popa, isto é, na frente e atrás da embarcação, ficavam os soldados da escoltas reais. O transporte de mercadorias.

Outras, ainda mais artisticamente decoradas, serviam como barcos de recreio para os mais audazes Marinheiros dessa época longínqua. Um deles, de nome Hannon, realizou uma viagem muito além do mundo até então conhecido. Navegando ao longo da costa ocidental da África, atingiu ele Ogabon. Quando acontecia perdiade vista o litoral, Hannon não se assustava com a possibilidade de perder o rumo: todos os Marinheiros fenícios sabiam orientar-se durante o dia pelo sol e á noite pela estrela polar. Com técnicas avançadas pra sua época.
Produzido e Editado por: Jõao Vitor Luzia 
Postado por : Vitório Baungartem da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário